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"A cadeia da carne começa no coração do consumidor", diz Andrea Mesquita

A executiva do Território da Carne, conduziu painel sobre tendências de mercado na 96ª Expofeira de Pelotas



Andrea tratou sobre as novas tendências e necessidades do mercado de carne bovina (Foto: Edu Rickes)

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Considerada uma das personalidades mais influentes do mercado brasileiro da carne, a zootecnista paulistana Andrea Mesquita, conduziu nesta terça-feira (4) o painel mais concorrido, até o momento, da Conferência Rural da 96ª Expofeira de Pelotas. Durante duas horas a CEO da startup Território da Carne falou sobre o comportamento dos consumidores, tendências de mercado e incentivou produtores e varejistas a questionarem as técnicas e práticas de venda que têm utilizado.


“A cadeia da carne começa no coração do consumidor”. Com esta frase a executiva, que atua como consultora de redes de varejo em todo o país, iniciou o painel “Tendências e Perspectivas do Novo Consumidor da Carne”, no qual mostrou que na hora de comprar proteína animal o consumidor brasileiro busca principalmente conveniência, conexão humana e saúde e bem estar. Enxergar nestas tendências de mercado oportunidades para agregar valor à produção é, segundo Andrea Mesquita, um dos desafios do setor.


"Qualquer mercado deveria ser orientado a produzir visando o que o consumidor está disposto a pagar. E dentro da fazenda muitas vezes eu produzo o que é melhor para mim e não necessariamente o que o mercado está disposto a pagar. Será que estamos olhando para dentro e, está tudo bem, ou se está preocupado em olhar para fora e adaptar a nossa produção para o que este consumidor está disposto a pagar? O consumidor tem buscado o que é melhor para a vida dele e o que é melhor para a vida dele, necessariamente não é o mais barato", afirma.


Propaganda é a alma do negócio


Ao traçar comparações entre estratégias de comunicação adotadas por marcas e segmentos destinados ao público, que não consome proteína animal com o modo como as diferentes partes da cadeia produtiva da carne se comunicam com seus consumidores, a executiva defendeu a necessidade de mudança na forma como a carne brasileira é apresentada e vendida. “As pessoas estão procurando novidades e não estão achando no mercado da carne”, afirma.


Uma das estratégias para isso seria alterar o foco das abordagens mercadológicas trocando a exaltação das características da carne para os benefícios que o alimento pode oferecer, o que contribuiria de modo determinante para garantir vendas.


“Se as pessoas não acreditarem, não se sentirem confortáveis no que estamos entregando e se não confiarem que somos capazes de melhorar suas vidas, elas não vão comprar ou vão diminuir o consumo de nossos produtos”.


Serviço


A 96ª Expofeira acontece de 3 a 9 de outubro no Parque da Associação Rural de Pelotas Ildefonso Simões Lopes, na zona norte da cidade.


De segunda a sexta o ingresso será gratuito mediante doação de 1 quilo de feijão ou 1 garrafa de óleo ou 2 litros de leite ou 1 pacote de fraldas infantis fechado ou 1 brinquedo novo ou seminovo, em condições de uso. Caso a doação não seja realizada, será arrecadada a taxa promocional no valor de R$ 5,00 diretamente na bilheteria. O montante arrecadado e as doações serão destinados ao projeto Mesa Brasil do Sesc.


No sábado e domingo o ingresso custa R$ 15,00 e crianças até 6 anos não pagam. No final de semana, idosos e estudantes têm direito a meia-entrada.


O estacionamento não está incluso no ingresso e deverá ser pago diretamente no local ao valor de R$ 15,00 por veículo de segunda a sexta-feira. No sábado o valor será de R$ 15,00 até as 19h e a partir desse horário passará para R$20,00. Já no domingo, a taxa de estacionamento volta à R$ 15,00.


A Expofeira de Pelotas é uma realização da Associação Rural de Pelotas com correalização do Sindicato Rural de Pelotas e Embrapa e patrocínio de Banrisul, Sicredi, Ministério da Economia e Senar RS, apoio da Prefeitura de Pelotas, Câmara Municipal, Ecosul, BRDE, Yara, Arrozeira Pelotas, Sebrae, Osirnet, Sesc, Irga, Governo do Rio Grande do Sul e Caixa Econômica Federal.


Galeria:


(Fotos: Edu Rickes)

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