top of page

A invasão da piazada: 850 crianças passaram pela 98ª Expofeira nesta quarta-feira

Atualizado: há 6 horas



Criançada teve contato com animais na Fazendinha da Expofeira

Nesta quinta-feira (9) o parque da Associação Rural de Pelotas foi tomado por centenas de crianças em uma tarde que entra para a história da Expofeira como o dia da invasão da piazada. Durante a tarde, 850 alunos de dez escolas da zona urbana, rural e até de Piratini, que passaram pela feira e participaram de uma série de atividades montadas especialmente para eles, que incluiu visita à Fazendinha e show do Tholl.


À medida que os ônibus chegavam os corredores do parque se enchiam com a gurizada de olhares atentos e movidos pela curiosidade. A primeira parada foi no pavilhão da Fazendinha, onde através da visita guiada os pequenos puderam saber mais sobre a origem de alimentos como o mel e o leite, de produtos como a lã e o algodão e, claro, interagir com cavalos, ovelhas, vacas e coelhos. 


“Tem muita coisa para a gente aprender. Eu aprendi coisas sobre as plantações, as abelhas e a produção de comida, é muito legal”, contou Alexia de Souza, 10, estudante do 5º ano da Escola Fernando Osório, localizada ao lado do parque. As descobertas sobre como o agro está presente em quase tudo da nossa vida também surpreendeu sua colega de aula Gabriela Braga, 10. “Saber sobre de onde vem o mel e algumas comidas é muito legal”, contou.


Gabrieli e Alexia contaram que aprenderam sobre a origem de alimentos e a importância do agro

Nem só para os pequenos a vivência foi inesquecível. Aos 25 anos, a formanda em agronomia Marina Silveira, 25, presidente da Comissão Jovem do Sindicato Rural ficou responsável por conduzir a conversa sobre a origem dos alimentos e a presença do agro nas nossas vidas e o que tirou da experiência irá levar para a vida. “É uma experiência única porque eles estão conseguindo entender a mensagem que estamos passando. Ao final da Fazendinha perguntamos o que iria acontecer se não tivesse a fazendinha e eles respondem que não teria comida, que a gente iria morrer, tem uns que dizem que querem ser fazendeiros. É lindo ver que estão conseguindo entender a importância do produtor rural”, diz. 


Marina apresenta palestra sobre a origem dos alimentos para a criançada


Atividades para todos os gostos



Show do Tholl animou a criançada e fechou a visitação com chave de ouro (Foto: Edu Rickes)


A ideia de levar as crianças para dentro da Expofeira surgiu com o objetivo de criar novas memórias para os pequenos e possibilitar vivências junto aos animais e atividades educativas e lúdicas para que entendam a origem de alguns alimentos e a importância da produção rural para as nossas vidas. 


Para criar este dia especial foram envolvidas empresas parceiras e entidades como o Sesc, o Sindicato Rural e Embrapa. Daí surgiu uma programação que teve também oficinas artísticas, passeio guiado pelo parque e apresentação do grupo Tholl. 


“Muitas crianças nunca estiveram no campo então a ideia é propiciar essa vivência rural dentro do espaço urbano. Aqui a gente trouxe esse contexto de consciência de como o agro é importante na vida de todos”, explica Cristina Porciúncula, responsável pela produção da programação da Expofeira de Pelotas. 


Serviço 


A 98ª Expofeira de Pelotas acontece até o dia 13/10 no parque da Associação Rural de Pelotas. Durante a semana o ingresso é um quilo de alimento não perecível e o estacionamento custa R$ 15. No final de semana o ingresso custa R$ 15 e o estacionamento também. 


A 98ª Expofeira de Pelotas tem patrocínio do Banrisul, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.



Comments


bottom of page