top of page

Agrocast Expofeira recebe deputado Daniel Trzeciak


(Foto: Lucian Brum)


Assunto não faltou no segundo episódio do Agrocast Expofeira, que teve como convidado o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB). A série de podcasts exibida nos canais da Expofeira Pelotas no Youtube (https://www.youtube.com/@expofeirapelotas) e na plataforma de streaming Spotify é uma das novidades da 97ª edição do evento, que este ano será realizado de 9 a 15 de outubro no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP).

Reeleito deputado federal em 2022 com 77 mil votos, Trzeciak é o único representante de Pelotas na Câmara Federal. A pouca ou até mesmo a falta de representação política de um município que é polo de uma região com mais de um milhão de habitantes não passou despercebida no programa, que contou com a condução do presidente da ARP, Augusto Rassier, e participação do presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner. Uma ausência que se reflete sobretudo na Assembleia Legislativa gaúcha. Dos 55 deputados estaduais eleitos em 2022, nenhum é de Pelotas.

“Tínhamos muitos candidatos, se dividiu a pizza entre muitos e não sobrou pra ninguém, ficamos sem representatividade e Pelotas é quem perde”, opina o deputado, que atribui parte da responsabilidade aos partidos, sem exceção. Uma das saídas, para ele, seria uma reforma política que reduzisse o número de siglas no país, que hoje soma 30 agremiações legalizadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para Trzeciak, vários desses partidos são “de aluguel”, contribuindo para gerar um descrédito ainda maior sobre a política – o que não é bom. “Pode-se até não gostar, mas tudo passa pela política, a conta da luz, o preço dos combustíveis, a qualidade de serviços, as condições de infraestrutura, por isso a importância de se ter representatividade, a reforma política é urgente”, afirmou.

Mas enquanto essa reforma não vem, no Agrocast Expofeira se debateu outra, tão importante quanto, já aprovada (com o voto de Trzeciak) na Câmara, e que agora tramita no Senado: a tributária.

Tema sensível ao agronegócio, o tucano admite que o texto traz avanços a um modelo de tributação que “é um dos piores do mundo.” Rassier e Rechsteiner concordam. “Hoje os estados se dilaceram em guerra fiscal, o que incide diretamente na lavoura arrozeira do Rio Grande do Sul”, reclama o presidente do Sindicato Rural. “O arroz paraguaio entra praticamente isento em estados brasileiros que não têm produção de arroz, prejudicando a indústria e o produtor gaúcho”.

A duplicação da BR-116, construção do Hospital Regional da UFPel, pedágios e até a sucessão municipal de 2024 foram outros temas em debate. Afinal, quem será o candidato a prefeito pelo PSDB no ano que vem? O segundo episódio do Agrocast Expofeira já está no ar.

Comments


bottom of page