top of page

Expofeira amplia alcance do agro com proposta pioneira

Atualizado: 25 de ago. de 2023


Clipe imersivo transporta pessoas para propriedades rurais e Studio de gravação

Com três séculos de existência, a primeira edição foi em 1899, e praça reconhecida por comercializar genética de ponta em remates de gado de corte, a Expofeira Pelotas se apoia este ano na tecnologia para aproximar a população urbana das atividades do agronegócio. Nesta 97ª edição, de 9 a 15 de outubro no Parque Ildefonso Simões Lopes, serão disponibilizados aos visitantes experiências imersivas por meio de realidade virtual em propriedades rurais do Município e da região para que se possa vivenciar as atividades e realizações do setor.

A proposta foi conferida na solenidade de lançamento da Feira. Na ocasião, produtores, autoridades políticas e convidados viveram a experiência de circular entre rebanhos de gado Angus, ouvindo produtores e trabalhadores rurais durante um “passeio” vivenciado também a cavalo. O recurso de que a Expofeira Pelotas dispõe, hoje usado em maior escala no mercado imobiliário para que potenciais interessados possam se sentir presentes em áreas comuns de um condomínio em construção, é utilizado de forma pioneira em feiras agropecuárias e em eventos ligados ao agronegócio. Além de imergir no ambiente rural, no clipe que tem cerca de cinco minutos de duração é possível dividir a cena no estúdio de gravação da música tema com o compositor e intérprete pelotense Quico Castro Neves, ex-Almôndegas - banda que nos 1970 tornou clássica a canção Vento Negro, de José Fogaça.

A proposta corresponde ao slogan do evento, Nossa história tem voz, que induz o agronegócio a assumir sua narrativa. “Nossa história tem voz e vida, e essas experiências imersivas que teletransportam as pessoas para a vivência do agronegócio vão ao encontro dos nossos objetivos, que é aproximar o campo da população urbana”, afirma Augusto Rassier, presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), entidade realizadora da Expofeira. Ele completa: “Certas narrativas não se sustentam quando as pessoas vão a campo enxergar como nossas carnes e grãos são produzidos, essas vivências por meio da realidade virtual correspondem a esse objetivo.”

Valorizar a comunicação como um ativo do agronegócio faz também com que a 97ª Expofeira Pelotas vá ao ar mais cedo em 2023. A série de podcasts semanais batizada Agrocast Expofeira pretende debater a produção e os desafios de algumas das 14 cadeias que compõem o agronegócio regional. Os programas serão exibidos nos canais do evento nas plataformas Youtube e Spotify.

Ano passado, a Expofeira Pelotas contabilizou R$ 7 milhões em vendas em remates de gado de corte das raças Angus, Hereford, Braford e Montana. Neste ano as cifras devem aumentar, com o retorno de leilão de cavalos crioulos.

Além dos remates, a Feira contará com a já tradicional Conferência Rural, com mais de cem horas de programação em formato de palestras, debates e semanas acadêmicas a respeito de temas e potencialidades do agronegócio regional. Também terá extensa agenda cultural, shows na praça da alimentação, pavilhão com produtos da agricultura familiar de todo o Estado, entre outras atrações.

Comments


bottom of page