top of page

Expofeira Pelotas é lançada oficialmente no Parque da Rural


(Foto: Edu Rickes)



A tecnologia marcou presença no lançamento da 97ª Expofeira Pelotas, que será realizada de 9 a 15 de outubro deste ano no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes. A solenidade foi realizada na noite de quinta-feira (17) no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP), onde também foi lançada a série de podcasts Agrocast Expofeira, cujos episódios serão exibidos semanalmente até outubro nos canais do evento nas plataformas Youtube e Spotify. A principal novidade foi a disponibilidade de um clipe imersivo considerado pioneiro no setor do agronegócio que pôde ser acompanhado por meio de óculos de realidade virtual.

A peça com aproximadamente cinco minutos de duração estará disponível também ao público que visitar a Expofeira. Tem forte correspondência com o slogan desta edição – “Nossa história tem voz”. A ideia para este ano é oferecer principalmente à parcela da população que desconhece as atividades do agronegócio uma vivência nas propriedades rurais de Pelotas e Zona Sul, na qual terá oportunidade de ouvir produtores e trabalhadores rurais durante um “passeio” entre lavouras e rebanhos de gado Angus.

A iniciativa mereceu comentário no discurso do presidente da ARP, entidade realizadora, Augusto Rassier. “Nossa história tem voz e vida, experiências imersivas com o objetivo de teletransportar as pessoas para a vivência do agronegócio vão ao encontro dos nossos objetivos, que é aproximar do campo as pessoas da cidade”, disse ele. Rassier também lembrou que datas marcantes na história do agronegócio local e regional serão celebradas nesta edição, como os 125 anos da ARP, os 140 da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e o cinquentenário da Embrapa Clima Temperado, instituição correalizadora. “Esta Feira promete resgatar histórias, discutir o presente e também o futuro por meio de diálogos, experiências e informações.”

O presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, lembrou dos patamares de eficiência e produtividade alcançados pelos produtores da região, ressaltou que a Coreia do Sul é a mais nova parceira comercial do Estado ao abrir seu mercado para a carne bovina e suína produzida no Rio Grande do Sul e comentou a visita recente de uma representante da embaixada da Holanda por meio da Embrapa. Segundo Rechsteiner, os europeus ficam surpresos com a forma com que o agronegócio brasileiro produz alimentos – consumidos de acordo com dados da FAO (agência da ONU para a agricultura) por um bilhão de pessoas em todo o planeta. “As narrativas que o agronegócio sofre caem por terra quando as pessoas saem dos escritórios e vão a campo enxergar como nossas carnes e grãos são produzidos, muito disso será discutido na Expofeira, local de tradicional comercialização de genética de ponta, de inovações tecnológicas e de debates para discutir desafios.”

Também chamado a se manifestar no lançamento da Expofeira, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira disse que o papel de correalizadora do evento é para a empresa pública de pesquisa “uma consagração”. “Nossa principal missão é gerar tecnologias e a segunda é transferir essas tecnologias - a Expofeira Pelotas é sempre um momento especial para isso”, disse.

Também participaram da cerimônia autoridades políticas como a prefeita Paula Schild Mascarenhas e a deputada Adriana Lara, que representou a Assembleia Legislativa, além de representantes do agronegócio e convidados.

Em 2022, a Expofeira Pelotas somou quase R$ 7 milhões em vendas de bovino de corte e R$ 165 mil de faturamento no Pavilhão da Agricultura Familiar, superando os números da edição anterior. Além de ser a maior feira agropecuária do interior do Estado, é a mais antiga do Brasil, com três séculos de existência. A primeira edição foi realizada em 1899.

תגובות


bottom of page