top of page

Inscrições para o Pavilhão da Agricultura Familiar encerram nesta sexta (15)



(Foto: Carlos Queiroz)


Termina nesta sexta-feira (15) o prazo de inscrição para participar do pavilhão da Agricultura Familiar da 97ª Expofeira Pelotas – Nossa história tem voz. O evento será realizado de 9 a 15 de outubro no Parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP). Nesta edição o setor contará com número recorde de empreendimentos, com 50 participantes. Ano passado foram 37.

De acordo com o extensionista da Regional da Emater em Pelotas, Renato Cougo, da comissão organizadora do pavilhão da Agricultura Familiar da Expofeira Pelotas, os interessados têm até às 17h30 para se inscreverem nos escritórios da Emater ou em sindicatos dos trabalhadores rurais. Podem participar agricultores familiares com Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP) – emitido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - ou com agroindústria registrada no Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf).

No dia 19 deste mês a comissão organizadora faz a triagem dos participantes, sob critérios geográficos (município, região e Estado) e de produtos diferenciados, a fim de garantir ao público mais diversidade de itens. Os empreendimentos serão selecionados em três tópicos: agroindústrias, artesanato rural, que inclui a participação de povos originários, e floriculturas (estabelecimentos localizados em propriedades rurais).

Em 2022 o espaço destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar foi instalado no pavilhão Jorge Gertum. Em 2023 o setor ficará abrigado de 11 a 15 de outubro em uma estrutura a ser erguida na área externa do Parque Ildefonso Simões Lopes.

Será a 11ª participação da Agricultura Familiar na Expofeira Pelotas. No ano passado a comercialização foi recorde, movimentando valores superiores a R$ 170 mil durante quatro dias.

Pioneirismo

A 97ª Expofeira Pelotas – Nossa história tem voz apela à tecnologia e a formatos modernos de comunicação para registrar não apenas a tradição e história de uma feira agropecuária com três séculos de existência, mas para mostrar as potencialidades do agronegócio regional. Além de estar presente nas redes sociais Facebook e Instagram, o evento apresenta desde o mês passado em seu canal no Youtube e na plataforma de streaming Spotify o Agrocast Expofeira, série de podcasts que discute a importância da Expofeira bem como temas relacionados ao setor.

Mais: em 2023, o visitante terá direito, principalmente aquele não familiarizado ao agronegócio, a experiências imersivas em propriedades da região, onde as atividades do setor são desenvolvidas. Por meio de óculos de realidade virtual, o público terá a oportunidade de vivenciar o cotidiano do ambiente rural, circulando entre rebanhos de gado de corte e ouvindo produtores e trabalhadores rurais durante um “passeio” feito também a cavalo. O recurso é inédito em eventos ligados ao agronegócio. Além disso, será possível também dividir a cena no estúdio de gravação da música tema desta edição, composta pelo ex-Almôndegas Quico Castro Neves.

“Nesta Expofeira o agronegócio vai assumir sua voz e sua narrativa para comunicar a todos os setores da sociedade suas realizações, o que as pessoas não sabem do agronegócio é da responsabilidade do agronegócio”, justifica o presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Augusto Rassier.

Comments


bottom of page