top of page

Produção e mercado de arroz na pauta do Agrocast Expofeira


(Foto: Roberto Ribeiro)


Já está no ar o 4º episódio do Agrocast Expofeira, disponível no canal do Youtube da 97ªExpofeira Pelotas (https://www.youtube.com/@expofeirapelotas) e na plataforma de streaming Spotify. A produção e o mercado de arroz foram a pauta da edição, conduzida por Augusto Rassier e Fernando Rechsteiner – presidentes, respectivamente, da Associação Rural de Pelotas (ARP) e do Sindicato Rural de Pelotas. Eles receberam no estúdio o “arrozeiro da gema” Carlos Alberto Iribarrem e o presidente do Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), José Augusto Vaniel.

Como de praxe, assunto não faltou na mesa do Agrocast. Os participantes abordaram a produção e o mercado do arroz quase que à exaustão, especialmente a partir dos anos 1990, quando a produtividade nas lavouras sofria, segundo Rechsteiner, uma estagnação. A salvação quase que literal da lavoura veio com o Projeto Dez do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que representou, segundo os debatedores, uma “virada de chave” na cultura orizícola da época, com reflexos os dias atuais. “O pesquisador saiu da estação de pesquisa para visitar as propriedades e nós tivemos a humildade de reconhecer que estávamos trabalhando errado, a partir daí a lavoura começou a mudar”, relembra Iribarrem.

Também foram abordados temas sensíveis ao setor, como carga tributária, a concorrência do arroz paraguaio, turbinado por incentivos fiscais, a importância da exportação, atualmente o arroz produzido na região chega em quase todos os mercados da América Latina, em países como Peru, Bolívia e México, além de abastecer 70% do mercado doméstico, a qualidade do grão produzido na Zona Sul, os desafios para ampliação do consumo, reforma tributária e mão de obra. “Vai ficar claro a quem assistir todo o trabalho envolvido, do plantio ao prato do consumidor”, avalia Rassier.

O Agrocast Expofeira é uma série de podcasts que reúne lideranças para um debate informal e didático sobre pautas de interesse do agronegócio, do desenvolvimento regional e da população em geral. A iniciativa integra campanha de divulgação da 97ª Expofeira Pelotas – Nossa história tem voz. Neste ano a maior e mais antiga feira agropecuária do interior do Estado se alia à tecnologia para comunicar a realidade do setor aos mais diferentes públicos por meio de vivências imersivas em propriedades rurais da região, numa ideia pioneira em eventos ligados ao agronegócio. O evento será realizado de 9 a 15 de outubro no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes.

Comments


bottom of page