top of page

Zinco 1750 da Estância da Gruta é o grande campeão montana da 98ª Expofeira de Pelotas



Zinco 1750 da Estância da Gruta é o grande campeão Montana (Fotos: Edu Rickes)

O julgamento morfológico da raça montana da 98ª Expofeira de Pelotas premiou como melhor touro da exposição o exemplar Zinco 1750 da Estância da Gruta, do Capão do Leão pertencente a Anna Luiza Quinto di Cameli. O Trio Grande Campeão foi o lote nº 2 formado por Zinco 1750, Zeferino 1837 e Zola 1995. Todos os reprodutores foram colocados à venda no 26° Leilão Montana da Gruta, marcado para a noite desta terça-feira (8) , a partir das 19h. Os machos têm CEIP, certificado concedido apenas aos melhores de sua geração.


O jurado Fernando Velloso destacou a qualidade e a uniformidade do lote premiado como diferencial para a premiação. “Em relação ao grupo os animais são excepcionais, porque são touros de dois anos, a maioria nascida em agosto, setembro de 2022 e, a maioria, com 800kg ou acima disso, o que é um ótimo peso para animais de dois anos, pensando que a gente vai buscar que os novilhos tenham aos dois anos 550kg ou 600kg. Ou seja, eles têm todo o potencial genético para que os filhos alcancem esse peso e isso é importante. O segundo ponto é que mesmo sendo o montana um composto, e como diz a palavra, é uma raça composta de várias raças, os animais tinham uma grande uniformidade, eram muito parecidos, entre eles, no ponto de vista de pelagem, de porte, de estrutura desses animais”, disse.


Lote 2 foi escolhido o melhor trio da exposição


Conforme Velloso, o montana diferencia-se pela capacidade de retenção da heterose, característica que advém da mistura de sangue na composição da raça. “O trio grande campeão se diferencia por ser um conjunto muito completo e precoce”, disse Velloso, que foi assessorado pela superintendente técnica da Associação Internacional dos Criadores de Montana, Gabriela Giacomini. Os animais do lote 1 ficaram com o título de reservado de grande campeão montana. 


No campeonato individual, o animal Zinco 1750 foi escolhido como melhor touro. Integrando também o melhor trio, ele deve ser um dos destaques do leilão. “É um animal com alto potencial de deposição de gordura e isso chamou atenção. Neste ano, tivemos muitos animais superiores”, salientou. 


Segundo a criadora e proprietária da Gruta, Anna Luiza Berchon Quinto Di Cameli, trazer a produção da estância à pista para avaliação dos jurados é sempre um desafio porque coloca à prova o trabalho da proprietária. “Ouvir os jurados destacando a força da montana e o trabalho sério que realizamos é gratificante”. Ela garantiu que os campeões irão à venda. “A Gruta vende o que tem de melhor porque entende que é seu papel oferecer aos seus clientes genética superior sempre”, concluiu.


Commentaires


bottom of page